ENSINAMENTOS BÁSICOS DO CRISTIANISMO, PECADO E ARREPENDIMENTO (Discipulado Lição 6)

ENSINAMENTOS BÁSICOS DO CRISTIANISMO, PECADO E ARREPENDIMENTO (Discipulado Lição 6)


AJUDE-NOS EM NOSSA MISSÃO NA ÁFRICA, FAÇA UMA OFERTA VOLUNTARIA DE QUALQUER VALOR E ENVIAREMOS A APOSTILA COMPLETA EM PDF PARA VOCÊ USAR.

FAÇA UM PIX
CHAVE PIX CNPJ:  24.221.058/0001-23
CHAVE PIX E-MAIL:  igrejavpc@gmail.com
Ou TRANSFERENCIA
BANCO 104 – CONTA CORRENTE CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
AGENCIA: 4519 – CONTA Nº:  347-3  – OPERAÇÃO: 003
CNPJ: 24.221.058/0001-23 | IGREJA VIDAS PARA CRISTO


MANDE O COMPROVANTE PARA O WHATSAPP.WhatsApp chat E RECEBA A APOSTILA COMPLETA.


PECADO E ARREPENDIMENTO

Você começou uma nova vida agora.  A vida na qual você acaba de entrar e completamente diferente daquela que você conheceu antes. Você precisa estar disposto a passar por uma completa transformação em todo o seu modo de viver.

Quando Deus criou Adão e Eva e os colocou no Jardim do Éden, o desejo de Deus era para ser amigo deles, de governar o mundo por meio deles. Mas satanás procurou uma maneira de separar o homem deste plano de Deus. A maneira que o diabo achou para fazer isto foi tentar o homem para que ele escolhesse pecar.

Mas o que é pecado?

Pecado é tudo aquilo que é contra as leis de Deus.

Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei. 1 João 3:4

Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. 9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça. 1 João 1:8,9

O diabo continua agindo no nosso mundo hoje e assim como ele conseguiu afastar Adão e Eva do plano de Deus para a vida deles, ele que continuar tentando afastar você dos maravilhosos planos de Deus.

O Homem é incapaz de salvar-se e restaurar-se a si mesmo. Como pode um vaso quebrado consertar-se sozinho.

pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, Romanos 3:23

Vamos explicar como o pecado começou:

A escolha de Adão – Deus criou o homem livre para escolher entre obedecer e desobedecer.

Deus colocou duas árvores no jardim do Éden.

E o Senhor Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal. Gênesis 2:9

“E o Senhor Deus ordenou ao homem: “Coma livremente de qualquer árvore do jardim, mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá”. Gênesis 2:16,17

O homem foi criado com a máxima perfeição interna e externa. Estava sobre a dependência total de Deus, não havia nele nenhuma malícia ou imperfeição. O espírito mandava nele, não a carne, nem sua vontade própria. Ele só conhecia as coisas boas que Deus criou.

Se ele comesse da arvore proibida conheceria todas as coisas, inclusive as mas e escolheria pela desobediência e a independência de Deus.

Quando Eva foi seduzida pelo diabo a desobedecer a Deus, ofereceu também ao homem e ele aceitou também desobedecer.

Esta atitude trouxe a morte espiritual, a separação de Deus. A independência de Deus leva o homem a morrer espiritualmente.

Como satanás agiu para o homem pecar

  • Com engano – “Não e assim que Deus disse…” Gênesis 3:4. Ele mudou a verdade de Deus e trouxe dúvida sobre esta ordem.
  • Com encantamento – mostrou as coisas proibidas como se fossem muito boas e o prazer de praticar estas coisas, como se fosse certo.

“Disse a serpente à mulher: Certamente não morrerão!

Deus sabe que, no dia em que dele comerem, seus olhos se abrirão, e vocês serão como Deus, conhecedores do bem e do mal”. Gênesis 3:4,5

Deus disse isso porque sabe que, quando vocês comerem a fruta desta arvore os seus olhos se abrirão e vocês serão como Deus, conhecendo o bem e o mal!

Satanás sempre age quando você desobedece às ordens de Deus, e cria legalidades.

O que são legalidades?

Por exemplo: Você tem uma casa para alugar. Então consegue uma pessoa que quer alugar esta casa. Aí você entrega a chave e diz para ela: a casa e minha, mas você pode entrar nela, fazer o que quiser, pode usar, até estragar se quiser. Isso são legalidades.

A vida é sua. Você pode abrir a porta para Deus ou para o diabo, a escolha é sua.

Satanás despertou na mulher a vaidade, mostrando a beleza do fruto daquela arvore proibida.

“Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que comeu também. ”  Gênesis 3:6

Ela desejou ser como Deus: conhecedora de todas as coisas, inclusive do bem e do mal.

O que é o pecado?

  1. E rejeitarmos a vontade de Deus e escolhermos nossa própria vontade.
  2. E passar por cima da orientação divina. E não cumprir os ensinamentos da Palavra de Deus. E desviar-se do caminho do bem.

“Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira. ” Efésios 2:3

  1. E deixar de atingir o alvo – o homem falha em alcançar o que Deus deseja para ele, em não ser parecido nas atitudes e escolhas com Ele.

Como o pecado atingiu a vida do homem e seus descendentes

O pecado afetou todas as áreas da vida humana: o que ele pensa, o que fala e o que prática.

  • Trouxe culpa diante de Deus – toda vez em que pecamos sentimos culpa e nossa consciência acusa que estamos errados.
  • O homem perdeu a comunhão com Deus– ficou separado espiritualmente Dele. Agora precisa se esforçar muito, orar para ter comunhão com Ele.
  • O homem morreu espiritualmente – o seu espírito não deseja mais as coisas de Deus. Deseja o malAo aceitar Jesus como seu Salvador pessoal, você recebe o perdão de Deus para os seus pecados, é lavado de toda injustiça e nasce de novo, em Jesus. Em Jesus está a vida e não a morte. Ele nos aproxima de Deus.

Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 2 Coríntios 5:17

O castigo do pecado é a morte espiritual e eterna. Os homens que não nascem de novo, aceitando a Cristo vão para o inferno, porque no céu não entra pecado.

  • O homem morre fisicamente- se Adão e Eva não pecassem poderiam comer da árvore da vida e viver eternamente. Por causa do pecado todos os homens experimentarão a morte física.

Vieram as doenças, as dores de parto e outros coisas ruins. Os anos de sua vida na terra foram diminuindo cada vez mais.

O homem se tornou inimigo de Deus – Deus ama o homem, mas odeia o pecado.

Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Romanos 8:7

  • O homem colocou nos seus descendentes o vírus do pecado- Contaminou a raça humana.

Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram. Romanos 5:12

  • O governo do mundo e das nações foi entregue a satanás e seus pensamentos errados. O homem que foi criado para governar entregou o governo nas mãos de satanás. Por isso que as nações estão tão afastadas da presença de Deus e cometem tanta injustiça e amam o erro.

O arrependimento foi o primeiro passo que tomamos para receber a salvação que Deus nos ofereceu em Cristo Jesus e é agora uma maneira de permanecer sempre firme nos caminhos Dele. Porque satanás sempre vai tentar afastar você dos caminhos de Deus.

Mas não é apenas estar triste com você mesmo porque você pecou, mas é sentir o que seu pecado está separando você de Deus porque Deus é santo.

Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares. Salmos 51:3,4

Quando Davi pecava, ele ficava muito, muito triste porque ele não podia sentir a presença de Deus na sua vida até que ele abandonasse o seu pecado.

3). Confessar o seu pecado

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.1 João 1:9

Você deve orar confessando o seu pecado a Deus. Se você tiver pecado contra outra pessoa, você deve procurar esta pessoa e confessar o seu pecado a ela e ainda, se for pecado que pode trazer problemas mais sérios para a sua vida, você deve procurar o seu líder na igreja ou alguém de sua confiança para confessar.

4). Odiar o pecado

Amaste a justiça e odiaste a iniquidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria mais do que a teus companheiros. Hebreus 1:9

Este é o maior problema que as pessoas têm com relação ao pecado. Muitos pecados trazem prazer para a nossa carne. Sabemos que é pecado, mas gostamos de fazer. Enquanto você não odiar o pecado, você não será capaz de abandoná-lo.

Você precisará de toda a ajuda do Espírito Santo. Peça ao Espírito Santo para tirar do seu coração todo amor pelo pecado e fazer você começar a sentir nojo por ele. Não desista, ore, jejue até que o Espírito Santo fala a obra.

Temos que ser radicais com o pecado: sempre dizer não para ele. Tratá-lo como um inimigo.

5). Abandonar o pecado

O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia. Provérbios 28:13

É dar meia volta e começar a andar em sentindo contrário ao que se estava andando. Caminhos de Deus ou impedir você de experimentar o que Deus tem para você.

Uma das maneiras que o diabo tem para afastar os planos de Deus da sua vida é o pecado.

Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor Atos 3:19

Vamos então, entender o que a Bíblia nos ensina sobre o arrependimento:

O que arrependimento não é 

1). Não é um sentimento de culpa ou tristeza

Quando pecamos podemos ficar tristes e nos sentir mal porque pecamos. Mas ter este sentimento de culpa por causa do pecado não quer dizer que nos arrependemos. Muitas vezes podemos nos sentir tristes, culpados pelo nosso pecado, mas mesmo assim não temos tido arrependimento. Não é se reformar, se tornar religioso. Não é tristeza por ter sido descoberto em pecado.

2). Não é saber que pecou

Muitas vezes pecamos, entendemos que o que fizemos é errado, mais isto não é suficiente para mudarmos.

O arrependimento é

1). Aceitar e reconhecer que pecou

Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado. Salmos 32:5

Muitas pessoas quando pecam ficam tentando achar motivos para explicar porque pecaram, ou ficam procurando colocar culpa-nos outros, ou esconder o seu pecado ou ainda convencer a elas mesmas que o que elas fizeram não foi bem um pecado.

O que Deus espera de cada um de nós que quando pecamos é falarmos a verdade conosco, com as pessoas e com Deus. Deus espera você abrir a sua boca com verdade e dizer: Eu pequei. Eu fiz isto e isto que é errado.

2). Estar triste por causa do seu pecado

Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte.2 Coríntios 7:10

Tome uma decisão: você nunca mais deseja cometer aquele pecado de novo.

Decida no seu coração que você não quer mais pecar.

3). Quando possível restituir aos outros os que você lhes deve

E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado. Lucas 19:8

Sempre que você pecar contra uma pessoa, você deve não apenas lhe pedir perdão, mas se você ficou lhe devendo alguma coisa, deve fazer o possível para devolver, ou consertar.

 

O que Deus espera de você agora?

Deus espera que você comece a orar e a pedir perdão ao Espirito Santo que Ele comece a lhe mostrar quais são as áreas da sua vida em que existe pecado. De que coisa você fez ou falou que você precisa se arrepender.

Isto deve ser feito diariamente, porque se eu acumular os pecados, não confessar e abandonar, isto vai me afastar da comunhão com Deus.

Deus quer colocar no seu coração o desejo de viver uma vida totalmente separada do pecado e com muita comunhão com Deus.

 Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniquidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça. Romanos 6:13

Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz 9 (Porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade); 10 Aprovando o que é agradável ao Senhor. 11 E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as. Efésios 5:8-11

Se você quiser, ore agora ao Senhor

Senhor Jesus, hoje eu decido arrepender-me de toda a vida de pecado que eu tive.
Eu quero viver uma vida santa e andar sempre obedecendo à Sua Palavra.
E quero continuar abandonando o pecado à medida que Deus me mostrar coisas na minha vida que estão erradas. Ajuda-me, Espírito Santo, eu confio em ti.


Importante:

Não deixe de fazer o TSD (Tempo a Sós com Deus) isso alem de aumentar a sua intimidade com Deus, vai transformar sua vida, quanto mais intimo você for de Deus, mais entendera o coração de Deus, faça no minimo 10 minutos diário de oração a sós com Deus, e testemunhara uma transformação surpreendente em sua vida para melhor, compartilhe suas experiencias que está tendo com Deus, seu testemunho pode transformar o mundo.

Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente. Mateus 6:6


Bibliografia: Ensinamentos Básicos do Cristianismo – Discipulado I –  MCM POVOS
Revisão, Adaptação e Ampliação, feita por Pr. Marcos V. RibeiroIgreja Vidas para Cristo

share

0 0 votes
Classificação de artigos
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
0
Adoraria sua opinião, por favor, comente.x