ENSINAMENTOS BÁSICOS DO CRISTIANISMO, O homem e o plano de DEUS (Discipulado Lição 3)

ENSINAMENTOS BÁSICOS DO CRISTIANISMO, O homem e o plano de DEUS (Discipulado Lição 3)


AJUDE-NOS EM NOSSA MISSÃO NA ÁFRICA, FAÇA UMA OFERTA VOLUNTARIA DE QUALQUER VALOR E ENVIAREMOS A APOSTILA COMPLETA EM PDF PARA VOCÊ USAR.

FAÇA UM PIX

CHAVE  PIX   CNPJ: 24.221.058/0001-23   |  VIDAS PARA CRISTO



MANDE O COMPROVANTE PARA O WHATSAPP.WhatsApp chat E RECEBA A APOSTILA COMPLETA.


O homem e o plano de DEUS.

Nessa lição vamos aprofundar mais no conhecimento de Deus e o plano dele para o homem.

PARTE I

Nosso Deus é Deus de planos propósitos perfeitos. Todas as coisas foram criadas com um objetivo certo. Todas as coisas tem um motivo para existir, uma razão de ser.

Por exemplo: uma panela existe para ser fazer comida. Então, uma panela que é bonita, mas não pode ser usada para fazer comida, não tem razão de existir, não serve para nada, não é mesmo?

‘’Assim é a vida do homem, a sua vida!’’

1-Deus tinha motivos maravilhosos quando criou você.

2-Deus não criou você apenas para ser mais uma pessoa no mundo.

3-Deus  também não te criou só para consumir as coisas, que existem na natureza.

4-Deus não te criou  apenas para nascer, reproduzir e morrer.

Descobrir os propósitos de sua criação, é muito importante por três motivos principais :

1) Porque se você não entende os propósitos para os quais Deus criou você, gastará toda a sua vida com coisas que não são propósitos de  Que não te trarão a verdadeira felicidade, e no final da sua vida, você pode descobrir que viveu, mas a sua vida não valeu a pena ser vivida, não valeu nada.

2) Você pode se envolver apenas resolvendo problemas, problemas, problemas…

3) Você pode viver apenas para satisfazer as suas necessidades físicas ( da carne)

Exemplo: comer, dormir, fazer sexo, falar se divertir, etc.

Por isso, vamos estudar a palavra de Deus. E juntos aprendermos o objetivo desta criação :

Então disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os grandes animais de toda a terra e sobre todos os pequenos animais ­que se movem rente ao chão”.   Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.  Deus os abençoou e lhes disse: “Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra”.   Disse Deus: “Eis que dou a vocês todas as plantas que nascem em toda a terra e produzem sementes, e todas as árvores que dão frutos com sementes. Elas servirão de alimento para vocês. E dou todos os vegetais como alimento a tudo o que tem em si fôlego de vida: a todos os grandes animais da terra, a todas as aves do céu e a todas as criaturas que ­se movem rente ao chão”. E assim foi.  E Deus viu tudo o que havia feito, e tudo havia ficado muito bom. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o sexto dia. Gênesis 1:26-31

Deus criou o homem perfeito em todas as áreas : física, emocional, espiritual.

Observe que o homem é criado por Deus e não é um resultado de uma mutação (transformação) e nem da evolução -à “Doutrina que diz que o homem veio do macaco e foi se transformando fisicamente até chegar a se transformar em um homem .’’

De um só homem ele criou todas as raças humanas para viverem na terra, Deus criou o homem e tudo que existe foi feito por ele e para ele!

“E de um só fez todas as raças dos homens, para habitarem sobre toda a face da terra, determinando-lhes os tempos já dantes ordenados e os limites da sua habitação; para que buscassem a Deus, se porventura, tateando, o pudessem achar, o qual, todavia, não está longe de cada um de nós; porque nele vivemos e nos movemos…” (At. 17:26-28).

“O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens; nem tampouco é servido por mãos humanas, como se necessitasse de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, a respiração e todas as coisas” (At. 17:24,25).

Vamos analisar algumas coisas importantes da criação do Homem ?

  • Deus te criou a Sua Imagem e semelhança. (Gênesis1:26). O homem foi criado com consciência própria

( Sabe da sua existência ) e  também com vontades próprias.

  • Com a capacidade de raciocino lógico, de expressar emoções, comunicar, agir, que é diferente dos animais irracionais.

Deus queria ter seres com os quais Ele pudesse compartilhar a sua vida e mostrar este amor a outras pessoas.

  • Deus criou o homem que é muito parecido com Ele , exemplo : Para governar e administrar o mundo que havia criado.

Mas como nós nascemos pecadores, o pecado nos tornou pessoas muito diferente de Deus. Perdemos essa imagem de  Deus. Por isso, Deus enviou Jesus para nos servir de modelo, para nos restaurar e nos tornar cada vez mais parecidos com Ele. Isso é possível  “Portanto, sejam perfeitos, assim como é perfeito o Pai de vocês, que está no céu.”  (Mateus 5:48)

Ser parecido com Deus significa : Ser parecido com Cristo, que é a imagem exata do Deus invisível

“O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, ele se assentou à direita da Majestade nas alturas’’ (Hebreus 1:3)

O  seu primeiro propósito deve ser  a cada dia buscar ser mais parecido com Jesus.

– Na sua maneira de falar com as pessoas. (Ef. 5:19)

– Na suas respostas.

– Na maneira de usar o seu tempo

– Na maneira de realizar o seu trabalho

– Na sua maneira de relacionar com Deus… em tudo !.

Quando você acorda, a cada dia, a sua primeira preucupação não deve ser  com a comida, com o trabalho. Mas sim buscar a Deus em oração para o Espirito Santo de Deus te fortalecer, para que você seja mais parecido com Jesus naquele dia’

Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo – Efésios 4:13.

Parte II.

Pense : “Em seus passos o que faria Jesus?’’

  • Deus criou você para se relacionar com ele, Ele colocou a eternidade dentro de você. Podemos dizer que é um vazio dentro de nós, que só pode ser preenchido pela Presença de Deus.

Exemplo : Muitas pessoas que acham que Deus exite, só em  função delas. Nós é que vivemos em  função de  Deus e de agradá-lo. Por isso, o relacionamento destas pessoas é baseado só em pedir, pedir…. mas Deus quer se relacionar com você ele quer ser seu amigo seu companheiro, Sl 16:8, Sl 23:4, Sl 27:10, Jo 14:16,17, Jo 14:21,23 , Jo 15:13-15, Rm 8:38,39, 1Co 1:9, Hb 13:5b, 1Jo 1:5-7   

‘’A Bíblia compara o relacionamento de Deus conosco como o noivo com a noiva .

Venha, eu lhe mostrarei a Noiva, a Esposa do Cordeiro’’ (Apocalipse 21:9)

O noivo é Jesus e a noiva somos nós, a (Igreja). Um noivo e uma noiva são apaixonados um pelo outro. Gostam de estar junto, conversar, fazer planos juntos,contar um ao outro o acontecimento do dia. Deus quer ter esse tipo de relacionamento com você.

– Ele quer que você aprenda a buscá-lo, saber qual é a sua vontade para cada situação.

– Ele quer participar da sua vida como um noivo apaixonado

– Ele sabe oque é melhor para você e se você sente em consultá-lo não vai errar em suas decisões.

– Ele não quer que você fique só pedindo e pedindo…

Quer uma ajuda, para que isso acontença? Simples

Você deve ter todos os dias se possivel ter uma  hora marcada para ficar sozinho com Jesus à Em oração. Ele deseja estar com você. Se você não tirar um momento a sós com  Ele para aprender a ouvir a voz do Espírito Santo, para perceber a sua presença e receber o seu imenso amor, você nunca vai aprender a amar a Jesus verdadeiramente, ou seja de uma forma correta.

  • Deus Criou você para governar, onde você está?

‘’Eles terão poder sobre peixes,sobre as aves, sobre os animais domésticos e selvagens e sobre os animais que se arrastam pelo chão’’ (Gênesis 1:26)

Quando Deus criou o mundo, a vontade dele era que o homem pudesse governar o mundo e aprender a usar todas as coisas boas que Deus criou com respeito e com  Justiça!

Mas o pecado tornou o homem tão egoísta. É por isso que as pessoas estão destruindo tanto o mundo. É por isso que existem tantas pessoas que tem tantas coisas e muitas outras que vivem na miséria(fome). É por isso que existem países tão ricos e outras tão pobres.

A vontade de Deus era que não existisse fome, nem pobreza. O homem não se importou em se  parecer com Deus, em buscar a Sua Vontade foi vivendo de maneira egoísta, sem cuidar das coisas que Deus deu sem procurar ser justo na maneira de usar todas as coisas.

– Deus quer que cada um de nós aprenda a governar o mundo ou o lugar que vivemos com amor.

– Deus não vai colocar você como governador de toda a terra. Mas ele quer que você aprenda a governar a sua vida, a sua família, o seu dinheiro. As coisas que Ele te dá.

Você precisa, a cada dia, quando você acordar pedir para que o Espírito Santo lhe ajude a alcançar os propósitos de Deus para sua vida à Governar onde você vive da maneira como Deus quiser.

Você já se fez está pergunta ?

– Séra que a maneira como você está cuidando da sua casa é uma maneira que agrada a Deus?

– Está tudo limpo?

– Você cuidas das roupas?

– Você cuida da comida?

– Você cuida da casa com muito cuidado?

– Dando valor em cada uma delas?  Ou usa de qualquer maneira?

– Você está governando a sua família da maneira como Deus quer?

– Você procura estudar a Biblía para aprender como Deus, quer te ensinar a ser um bom pai ou uma boa mãe ,ou mesmo como ser um bom filho (a), um bom marido, ou  também uma boa esposa?

Ou você apenas faz tudo como fizeram com você ou como você viu a sua família fazer? Ou Porquê a seu  País é está?

‘’Lembre-se à Você agora tem uma nova vida.As Leis da sua vida,precisam ser as Leis de Deusà A maneira de Deus para fazer todas as coisas.’’

Muitas vezes nós não temos mais bençãos de Deus, porque não nós importamos em cuidar bem do pouco que Deus nós dá.Muitas  pessoas pensam que são pobres e precisam receber ajuda. Pronto !

Deus quer que você aprenda a governar a sua casa e a sua vida da maneira que agrada a Deus com oque você tem. O homem deve ser um bom administrador das coisas que Deus criou.

Oque Entristecê o meu coração é que  hoje vemos as pessoas sendo governadas e não governando sobre as ervas do campo,e do produto da terra : como drogas, o álcool, a comida, etc.

  • Deus criou você para ter muitos filhos.

‘’Ele os criou homem e mulher e os abençoou, dizendo : tenham muitos e muitos filhos;espalhem-se por toda a terra e a dominem’’ (Gênesis 1:27)

Que filhos são estes que Deus está dizendo?

Será que são  apenas os filhos naturais que  nascem das mulheres? – Não.

Deus está falando dos filhos espirituais. Como você tem um filho espiritual? Quando você fala de Jesus para uma pessoa e ela aceita recebe a jesus  como seu salvador,Ele tem um novo nascimento espiritual.É a pessoa que vai se tornar  um filho seu na fé.

Você precisa entender que você será como um pai ou uma mãe espiritual, para aquela pessoa.

Você vai precisar ajudar ela ou ele, a andar na nova vida em Cristo.

Exemplos básicos e simples; conversar com ela,ensinar as coisas de Deus que você já sabe, orar por ela, ele….

“Emfim, cuidar dela como um pai ou mãe cuida de um filho ou também uma filha.’’

Deus criou você para que implantasse o seu governo e espalha-se o Seu Nome por toda terra.

“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.” (Mateus 28;19)

Se você , a cada dia entender este propósito da sua criação e pedir  a ajuda do  Espiríto Santo para viver nestar verdades, você vai ter uma vida que vale a pena ser vivida, uma vida que Agrada a Deus!

  • Deus criou você para representá-lo aqui na Terra.

Para brilhar a sua luz e bondade para com os homens.Para que as pessoas dessem Glória a Deus pelas boas obras realizadas, através de você.

“Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.” (Mateus 5:16)

Obs :Por isso, Deus vive tentando restaurar o caractér de Cristo em nós e formá-lo em nós até chegarmos ao tamanho de um homem perfeito.

Parte III

A Natureza do Homem.

‘’O Homem foi criado com livre arbítrio-isto é, com capacidade de escolher entre o bem ou o mal. Deus não criou bonecos, porque com o boneco você pode fazer o que quiser. Queria alguém que escolhesse por vontade própria para ser o Seu Deus. Ele sabe que o melhor é escolher os seus caminhos, mas nos deixa livres para fazer está escolha.’’  Segue abaixo alguns versiculos para se conferir sobre o direito do homem de escolher entre o bem e o mau, entre Deus, e o mundo, entre a benção ou a maldição.

Deuteronômio 30:19-20  –  Josué 24:15   –    Romanos 2:6-11    –    Gênesis 2:15-17

  • Criou o homem, como três partes: corpo, alma e espírito.

E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Tessalonicenses 5:23

1- Corpo – É a casa na qual a alma e o espírito do homem moram durante a sua vida na terra. Através dos cincos sentidos :

Visão: percepção do mundo exterior pelos órgãos da vista; sentido da vista.

Audição: ato de ouvir ou escutar; percepção dos sons pelo ouvido; audiência.

Tato: sentido por meio do qual se conhece ou percebe, usando o corpo, a forma, consistência, peso, temperatura, aspereza etc. de outro corpo ou de algo.

Olfato: sentido com que se distinguem os odores; cheiro, faro.

Paladar: função sensorial que permite a percepção dos sabores pela língua e sua transmissão, através do nervo gustativo ao cérebro, onde são recebidos e analisados.

Através de desses 5 sentidos temos contato com o mundo exterior.

Na morte desmancha-se a casa do homem e o homem interior parte para Deus.

“E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo,’’ (Hebreus 9:27)

Este corpo não tem jeito, vai ter doenças e problemas; por isso, quando Jesus voltar vamos receber outro corpo que não será destruído, que se tornará sem pecado e nunca mais morrerá.

Sabemos que, se for destruída a temporária habitação terrena em que vivemos, temos da parte de Deus um edifício, uma casa eterna nos céus, não construída por mãos humanas.  Enquanto isso, gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação celestial, porque, estando vestidos, não seremos encontrados nus. Pois, enquanto estamos nesta casa, gememos e nos angustiamos, porque não queremos ser despidos, mas revestidos da nossa habitação celestial, para que aquilo que é mortal seja absorvido pela vida. Foi Deus que nos preparou para esse propósito, dando-nos o Espírito como garantia do que está por vir.  Portanto, temos sempre confiança e sabemos que, enquanto estamos no corpo, estamos longe do Senhor. Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos.  Temos, pois, confiança e preferimos estar ausentes do corpo e habitar com o Senhor.  Por isso, temos o propósito de lhe agradar, quer estejamos no corpo, quer o deixemos. Pois todos nós devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba de acordo com as obras praticadas por meio do corpo, quer sejam boas quer sejam más. (2 Coríntios 5:1-10)

 

2- Alma – É a inteligência e a vida do corpo humano, ela veio pelo sopro de Deus.

“É a parte que não podemos pegar e algo imortal do  homem, que só Deus pode.”

As três partes que  compõem a nossa alma são :

  • A mente: A onde chegam os pensamentos e projetos
  • As emoções: A onde chegam os nossos sentimentos, exemplo: tristeza, alegria, paz, amor, raiva.. etc’
  • A vontade: A onde as decisões de fazer oque pensamos e sentimos.

A alma influência todas as partes do corpo.

A nossa alma precisa ser transformada através da santificação (Se separando com Deus, orando buscando a Deus á sós, participando dos cultos, das células, e vivendo em unidade com os irãos)

Precisa ser restaurada á imagem  semelhança de Deus.

Precisa de renovação (Ser cheia dos ensinos de Deus e  esvaziando dos ensinamentos errados). Essa é a unica forma de sabermos qual é a perfeita vontade de Deus para nossa vida.

E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. (Romanos12:2)

Algo Interessante de ser ver,  é como se o nosso corpo tivesse três compartimentos.

O do meio é a alma,  que tem duas portas. Uma para o lado do corpo e a outra para o lado do espiríto. Quando chegam os pensamentos, sentimentos e decisões. Podemos abrir a porta para o lado que nós desejamos,  Exemplos: Se abrirmos para o lado do  corpo, estaremos fazendo a nossa vontade, e iremos agradar a carne.

Se abrirmos para o lado do espírito, que tem contato com Deus. Agradamos a Ele, fazendo a sua vontade. Ter esse entendimento é muito importante, pois os que fazem a vontade da carne não erdaão o reino de deus. (ver detalhadamente sobre isso em Gálatas 5:16-25)

3- Espírito – Foi formado pelo Criador na parte interna do homem. É o centro e a fonte da vida humana, que se comunica com Deus.

E o pó volte para a terra como o era, e o espírito volte a Deus que o deu.’’  (Eclesiastes 12:7)

Sendo o homem espírito é capaz de conhecer a Deus e ter comunhão com Ele. Pois Deus é espírito.

Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade” (João 4:24)

Esclarecendo melhor: A alma está ligada ao mundo espiritual, por meio do espírito e ao mundo material através do corpo.

O espirito fala ao seu  pensamento, para a alma, e a alma manda o corpo obedecer à ordem do espírito.

Antes da queda do homem no pecado, era o espírito que controlava toda a sua vida.

Depois do pecado o homem se deixa controlar, pela alma, pelos sentimentos.

O que fazer?

– O espírito tem que nascer de novo, para Agradar a Deus. Se não nascermos de novo além de não agradamos a Deus, não podemos entrar no Reino de Deus.  Ler texto abaixo de João 3:1-21 com atenção.

E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. 2 Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele. 3 Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. 4 Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? 5 Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. 6 O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. 7 Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo. 8 O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito. 9 Nicodemos respondeu, e disse-lhe: Como pode ser isso? 10 Jesus respondeu, e disse-lhe: Tu és mestre de Israel, e não sabes isto? 11 Na verdade, na verdade te digo que nós dizemos o que sabemos, e testificamos o que vimos; e não aceitais o nosso testemunho. 12 Se vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais? 13 Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu. 14 E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; 15 Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 17 Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. 18 Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. 19 E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. 20 Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. 21 Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.  João 3:1-21

– O espírito tem que dar ordem a alma, para ela ter muita sede de Deus ou ter uma comunhão plena com Ele. Ler (Salmos 42:2Salmos 63, Salmos 143 )

Concluindo o Capítulo 3

Não se esqueça de que Deus tem um plano maravilhoso para você e que  a sua vida faz parte do plano da salvação que Ele tem para o mundo inteiro. Você não é um filho indesejado de Deus.

Ele acompanhou toda a sua formação desde o ventre da sua mãe, e desejou que você nascasse para amá-lo e servi-lo.

Você foi criado para  dar certo, foi criado porque Deus tem um plano na sua, e ele quer que você tenha uma vida de Comunhão com Ele, para você possa gerar muitos filhos espirituais.

Seja Usado. E deixe Deus usar você !


Importante:

Não deixe de fazer o TSD (Tempo a Sós com Deus) isso alem de aumentar a sua intimidade com Deus, vai transformar sua vida, quanto mais intimo você for de Deus, mais entendera o coração de Deus, faça no minimo 10 minutos diário de oração a sós com Deus, e testemunhara uma transformação surpreendente em sua vida para melhor, compartilhe suas experiencias que está tendo com Deus, seu testemunho pode transformar o mundo.

Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente. Mateus 6:6


Bibliografia: Ensinamentos Básicos do Cristianismo – Discipulado I –  MCM POVOS
Revisão, Adaptação e Ampliação, feita por Pr. Marcos V. RibeiroIgreja Vidas para Cristo

share

5 1 vote
Classificação de artigos
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
0
Adoraria sua opinião, por favor, comente.x