ENSINAMENTOS BÁSICOS DO CRISTIANISMO, A FÉ BIBLICA (Discipulado Lição 11)

ENSINAMENTOS BÁSICOS DO CRISTIANISMO, A FÉ BIBLICA (Discipulado Lição 11)


AJUDE-NOS EM NOSSA MISSÃO NA ÁFRICA, FAÇA UMA OFERTA VOLUNTARIA DE QUALQUER VALOR E ENVIAREMOS A APOSTILA COMPLETA EM PDF PARA VOCÊ USAR.

FAÇA UM PIX

CHAVE  PIX   CNPJ: 24.221.058/0001-23   |  VIDAS PARA CRISTO



MANDE O COMPROVANTE PARA O WHATSAPP.WhatsApp chat E RECEBA A APOSTILA COMPLETA.


A FÉ BÍBLICA

1) O QUE É FÉ?

Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. 2 Porque por ela os antigos alcançaram testemunho.3 Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.4 Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala.5 Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus.6 Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. Hebreus 11:1-6

Fé é aquilo que você faz por causa da sua obediência ao que Deus falou na bíblia ou que falou a você.Fé  é  quando  mesmo  que  você  não  vejo algo, você acredita naquilo porque você confia no que Deus falou. Ter fé em Deus é: trocar a confiança que você tem em você mesmo para confiar em Deus. Abandonamos nossa fonte limitada de capacidade e conhecimento para entra nas fontes ilimitadas de conhecimento e capacidade de Deus.

2)POR QUE NÓS PODEMOS TER FÉ EM DEUS

a) Por causa de quem é Deus.

Ele não muda:

Porque eu, o Senhor, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos. Malaquias 3:6

Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação. Tiago 1:17

Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria? Números 23:19

Em esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos; Tito 1:2

Ele não falha:

Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido. Jó 42:2

b)    Por causa da obra de Jesus na cruz

“Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus. Hebreus 12:2.

Leia também: 1Corintios 1:30 e Romanos 5:1 e 2

Quando recebemos jesus como nosso salvador, nós recebemos a vida do próprio Deus dentro de nós, pelo Espirito Santo.  Nós temos a certeza de que o Espirito Santo está conosco, vivendo dentro de nós em todo o momento e podemos sempre estar em comunhão com Deus. Depende de nós não deixarmos o pecado nos afastar de Deus.

c)    Por causa de Palavra de deus

“O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar. Mateus 24:35.

“Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente. Isaías 40:8.

“ E disse-me o Senhor: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la. Jeremias 1:12.

Deus é fiel para cumprir a Sua Palavra. Se ele disse, Ele vai cumprir e você pode viver pela fé, acreditando que a verdade é o que a Palavra de Deus diz e não as situações que estão em volta de você. Mas, entenda, Deus tem uma promessa para a sua vida. É a sua fé que vai trazer esta promessa á existência; é a sua fé que vai fazer com que esta promessa de Deus para você se transformar em uma verdade. A fé a base da vida de todo cristão.

“Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé. Romanos 1:17.

A fé é a firme certeza do que eu espero que vou receber, mesmo não vendo. É crer naquilo que Deus diz, não no que sentimos.

Toda pessoa possui uma crença, uma fé natural em alguma coisa, que é própria do ser humano.

A bíblia fala de um acreditar sobrenatural, que vai além da natureza humana. Que crê com o coração e não naquilo que vê ou pega. É a fé que brota da palavra de Deus.
Ter fé é agarrar as coisas que elas existem, mesmo não vendo com os olhos naturais. Exemplo: Esperamos ter forças físicas para cumprir as tarefas necessárias. A fé diz:

 “O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O SENHOR é a força da minha vida; de quem me recearei? Salmos 27:1.

3)   A FONTE DA VERDADE FÉ

A Palavra de Deus

“Porque o fim da lei é Cristo, para a justificação de todo o que crê.  Conseqüentemente, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo. Romanos 10:4,17.

A verdadeira fé brota da palavra de Deus.

a)    A palavra na criação:

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. João 1:1-3.

b)    A palavra falada pelos profetas usados por Deus, na bíblia:

“Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo. 2 Pedro 1:20,21.

c)    A Palavra escrita, dita por Jesus:

“E disse-lhes: “Foi isso que eu lhes falei enquanto ainda estava com vocês: Era necessário que se cumprisse tudo o que a meu respeito estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”. Lucas 24:44.

d)    A Palavra viva. A própria pessoa de Jesus Cristo:

Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.
Porque por ela os antigos alcançaram testemunho.
Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.
Porque, os que isto dizem, claramente mostram que buscam uma pátria.
Hebreus 11:1-14

4)   DEVEMOS TER A ATITUDE E O DESEJO DE CRESCER NA FÉ A CADA DIA, POIS COM ELA:

A)   Agradamos a Deus:

“Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. Hebreus 11:6.

b) Mantemos comunhão com ele:

O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo.
1 João 1:3

c) Vivemos uma vida que vale a pena, recebemos o cumprimento de suas promessas:

“Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa. Hebreus 10:36.

d) Reinamos sobre os nossos inimigo: a carne, o mundo e o diabo.

  • Vencemos o mundo

“O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.  Quem é que vence o mundo? Somente aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus. 1 João 5:4,5

  • Resistimos o diabo

    “Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Efésios 6:16.

e) Estaremos dispostos a morrer por ela:

“Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra. Hebreus 11:13.

f) Tudo o que fizermos deve ser por fé:

“Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova. Romanos 14:22.

g) É garantida a vitória

“E pela manhã cedo se levantaram e saíram ao deserto de Tecoa; e, ao saírem, Jeosafá pôs-se em pé, e disse: Ouvi-me, ó Judá, e vós, moradores de Jerusalém: Crede no Senhor vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e prosperareis;  2 Crônicas 20:20.

h) A maior obra é crer em Deus?

Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente.
João 20:27

5) INIMIGOS DA NOSSA FÉ

a) Nossos sentimentos – A palavra de Deus e seus ensinos têm que estar no centro de nossas decisões e não o que sentimos.

“E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus.  Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me! Mateus 14:29,30

b) As circunstâncias – não importa se as coisas vão bem ou mal, eu tenho que decidir agir corretamente.

Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé.
Hebreus 11:7

c) A incredulidade – a dúvida e o medo roubam as bênçãos de Deus.

“Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau, e infiel, para se apartar do Deus vivo. Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado; Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim. Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações, como na provocação. Porque, havendo-a alguns ouvidos, o provocaram; mas não todos os que saíram do Egito por meio de Moisés. Mas com quem se indignou por quarenta anos? Não foi porventura com os que pecaram, cujos corpos caíram no deserto?  E a quem jurou que não entrariam no seu repouso, senão aos que foram desobedientes?  E vemos que não puderam entrar por causa da sua incredulidade. Hebreus 3:12-19

A fé traz bons frutos  x   A incredulidade traz frutos ruins.
A fé olha o Senhor      x   A incredulidade olha as circunstâncias.
A fé diz é possível       x   A incredulidade diz é impossível.
A fé honra a Deus       x   A incredulidade desonra a Deus.
A fé vence                    x   A incredulidade traz derrota.
A fé vê Deus                 x   A incredulidade vê os gigantes e os problemas.

d) O diabo

E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome;
E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.
Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.
Mateus 4:2-4

e) A ansiedade

“Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. Filipenses 4:6

6) COMO APROPRIAR-SE DA PALAVRA DE DEUS PELA FÉ

a) localize a promessa na palavra de Deus que supre suas necessidades para o momento.

“O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.Filipenses 4:19

b) cumpra todas as condições ligadas aquela necessidade, faça tudo o que estiver ao seu alcance.

“Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra. Isaías 1:19

“Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará.Salmos 37:5

“Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência.  Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma. Tiago 1:3,4

c) Depois de cumprir estes passos, busque o cumprimento da promessa, estando em obediência a palavra.

“E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve.1 João 5:14

d) Olhe firmemente para jesus.

“Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus. Hebreus 12:2

7) A FÉ E OS SENTIMENTOS

Deus é aquilo que sua palavra diz que Ele é. As maiorias das pessoas procuram conhecer a Deus por meio daquilo que sentem.
Quando estão bem, julgam que Deus ouviu suas orações. Esta fé é baseada em sentimentos, quando deveria ser baseada na palavra de Deus.
Não podemos confiar em Deus pelas coisas que tocamos e vemos. Se nossa fé é pelo que vemos, ela é humana e natural. Não podemos com esta fé ter resultados espirituais.
A palavra de Deus é a chave que abre a verdadeira Fé.

“Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram. João 20:29

8) COMO TER A FÉ QUE AGRADA A DEUS E QUE FAZ AS COISAS ACONTECEREM:

a) Crer no coração e também dizer com as palavras.

“Eu lhes asseguro que se alguém disser a este monte: ‘Levante-se e atire-se no mar’, e não duvidar em seu coração, mas crer que acontecerá o que diz, assim lhe será feito. Marcos 11:23

O mundo foi criado porque Deus desejou em seu coração e disse com suas palavras: Haja luz e houve luz.

“Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos, Romanos 10:8

O que você deseja tem que estar de acordo com a vontade de Deus e de sua palavra.

b) A fé sem ação é morta

“Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.  Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. Tiago 2:17,18

Eu tenho que Crer na palavra de Deus e praticar os ensinamentos dela
Existem pessoas que colocam a culpa no diabo ou em Deus, por suas dificuldades quando, na realidade, não são praticamente da palavra de Deus, são só falantes.
A tempestade da vida vem sobre todos nós. Podem ser enfermidades, dificuldades financeiras, problemas familiares ou alguma outra provação.

Não são os problemas que nos derrotam, mas a forma como lidarmos com eles.
Quando as tempestades vierem sobre nós:  “Somos mais que vencedores”!

“Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;  E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. Mateus 7:24,25

Precisamos, então:

a) Dizer a Deus o que queremos, em oração;
b) Fazer o que é nossa parte;
c) receber pela fé, antes que aconteça. Precisamos falar algumas coisas com fé antes de chegar a recebe-las;
d) Contar a benção quando ela acontecer. Ser agradecido a Deus.

Pense:  Minha fé tem que estar no sobrenatural de Deus, porque o mundo é mau e satanás domina os sentimentos de muitas pessoas.

share

0 0 votes
Classificação de artigos
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
0
Adoraria sua opinião, por favor, comente.x