TREINAMENTO DE LÍDERES DE CÉLULAS LIÇÃO 9 TLC – Lições do ministério de pregação de Jesus: Capacitação Homilética

TREINAMENTO DE LÍDERES DE CÉLULAS LIÇÃO 9 TLC - Lições do ministério de pregação de Jesus: Capacitação Homilética

Lições do ministério de pregação de Jesus: Capacitação Homilética.

Significado de Homilética

O que é Homilética:

Etimologicamente, Homilética se originou a partir do grego Homiletikos, que por sua vez derivou de homilos, que significa “multidão” ou “assembleia do povo”.

Este termo acabou por originar a palavra homilia, que quer dizer “discurso com a finalidade de agradar”.

No século XVII, o cristianismo se aproveitou das características básicas da retórica criada pelos gregos e levou para a igreja, dando o nome de homilética.

Os estudos da homilética são acompanhados pelos teológos, que aprendem a preparar e apresentar os sermões e pregações bíblicas de maneira mais eficaz e interessante para cativar o público.

Quando aplicada corretamente, a homilética ajudar a trazer orientação ao orador, que proporciona uma melhor compreensão do texto ao ouvinte.

Neste aspecto, a homilética está intrinsecamente relacionada com o conceito da hermenêutica, que consiste na técnica de explicar e interpretar um texto ou discurso.

O que é Hermenêutica:

O seu sentido original estava relacionado com a Bíblia, sendo que neste caso consistia na compreensão das Escrituras, para compreender o sentido das palavras de Deus. Hermenêutica também está presente na filosofia e na área jurídica, cada uma com seu significado.

Segundo a filosofia, a hermenêutica aborda duas vertentes: a epistemológica, com a interpretação de textos e a ontológica, que remete para a interpretação de uma realidade.

Etimologicamente, a palavra está relacionada com o deus grego Hermes, que era um dos deuses da oratória.

Hermenêutica Bíblica

Hermenêutica na Bíblia é a arte que estuda as escrituras, o que cada palavra, frase e capítulos significam.

Existem muitos textos na Bíblia difíceis de compreender, por isso a hermenêutica faz-se essencial para as pessoas que não têm muito conhecimento das palavras e dos símbolos.

Como Devemos preparar nosso sermão e como devemos pregar? 

1- Pregar no poder do Espírito Santo

O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados de coração, Lucas 4:18

O próprio Jesus declara que é totalmente dependendo do Espirito Santo para fazer a obra a qual foi destinado.

Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra. Atos 1:8

A primeira lição é pregar no poder, e repleto do Espirito Santo.

É no livro de Atos dos Apóstolos que a expressão “cheio do Espírito Santo” aparece mais vezes em toda a Bíblia. Em duas ocasiões, fala-se de uma plenitude coletiva: “Todos ficaram cheios do Espírito Santo”. A primeira foi no dia de Pentecostes (At 2.4) e a outra foi quando Pedro e João foram soltos da cadeia por falta de provas (At 4.31). As demais passagens mencionam uma plenitude individual: Pedro cheio do Espírito Santo (At 4.8), Estêvão cheio do Espírito Santo (At 6.5; 7.55), Barnabé cheio do Espírito Santo (At 11.24). Subentende-se que os sete diáconos eleitos eram como Estêvão, cheios do Espírito Santo, por causa da orientação dada pelos apóstolos (At 6.3).
A Bíblia fala em diferentes plenitude negativas – mãos cheias de sangue, olhos cheios de adultério, casa cheia de coisas roubadas, cidades cheias de violência etc. – e outras positivas – uma tribo cheia da bênção do Senhor, lábios cheios de louvor, uma velhice cheia de vida, coração cheio de júbilo etc.
Não há mistério algum na expressão “cheio do Espírito”. Plenitude significa alguma coisa cheia até entornar – talhas cheias de água, cestas cheias de pães e peixes, vale cheio de ossos – ou alguma pessoa cheia de algum privilégio – cheia de graça, cheia de temor do Senhor, cheia de poder. Logo, plenitude do Espírito significa estar cheio da presença do Espírito, do poder do Espírito, da unção do Espírito, da direção do Espírito.
O contrário da plenitude do Espírito é a plenitude de si mesmo. Paulo refere-se a certas pessoas “cheias de si” (Cl 2.18). Uma plenitude não combina nem convive com a outra.
Guardadas as devidas proporções, talvez alguém possa dizer sem mentir, sem exagerar, sem se exaltar e sem tomar o nome de Deus em vão o que o profeta Miqueias declarou ao povo de Jerusalém e de Samaria, para diferenciar-se dos falsos profetas: “Mas quanto a mim, estou cheio do poder do Espírito do Senhor, do amor pela justiça e da coragem para anunciar, sem medo, o castigo que Deus dará a Israel por causa de seus pecados” (Mq 3.8). Contudo, por uma questão de prudência e de recato, seria melhor deixar que os outros digam que algum de nós está cheio do Espírito Santo!

2- Banhe o preparo e a apresentação de seu sermão na oração.

E, levantando-se de manhã, muito cedo, fazendo ainda escuro, saiu, e foi para um lugar deserto, e ali orava. 36 E seguiram-no Simão e os que com ele estavam. 37 E, achando-o, lhe disseram: Todos te buscam. 38 E ele lhes disse: Vamos às aldeias vizinhas, para que eu ali também pregue; porque para isso vim. 39 E pregava nas sinagogas deles, por toda a Galiléia, e expulsava os demônios. Marcos 1:35-39

Se notarmos o contexto da palavra ele estava orando porque haveria de pregar em muitas cidades, muitas pessoas estavam querendo ouvi-lo, ele estava se preparando para pregar, podemos ver que primeiro ele ora e depois ele prega.

Podemos concluir que nunca podemos pregar a palavra de Deus sem antes orar.

Jesus sempre iluminava sua pregações com muita orações.

E, despedida a multidão, subiu ao monte para orar, à parte. E, chegada já a tarde, estava ali só. 24 E o barco estava já no meio do mar, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário; 25 Mas, à quarta vigília da noite, dirigiu-se Jesus para eles, andan-do por cima do mar. Mateus 14:23-25

Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra. Atos 6:4

Nessa passagem mais uma vez vemos os apóstolos priorizando a oração, e a palavra, a oração é fundamental para uma palavra poderosa.

E por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra com confiança, para fazer notório o mistério do evangelho, 20 Pelo qual sou embaixador em cadeias; para que possa falar dele livremente, como me convém falar. Efésios 6:19,20

Aqui também vemos paulo pedindo ajuda em oração para que ele pregue a palavra de Deus, é importante que temos companheiro de ministério, intercessores para que estejam sempre orando por nos, para que a palavra venha ser pregada com poder e eficacia.

3- Pregar a Palavra de Deus, em vez de opiniões.

Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou. João 14:24

Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo. João 17:14

E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de DeusAtos 4:31

Vemos no texto de Atos 4:31 um principio tremendo.

1 – Eles oraram: tudo começa com a oração.

2- Eles ficaram cheios do Espirito Santo

3- Anunciam a palavra de Deus: veja aqui que eles não falam de si mesmo mas falam a palavra de Deus.

4- Comunicar a graça de Deus

O que é graça?
Graça e a boa nova de que Deus nos ama, e que ele providenciou a nossa salvação para uma vida nova, uma paz hoje e uma esperança para o futuro, e a bondade de Deus em ação! Quando pregamos temos que comunicar a graça de Deus.

Temos vários exemplos da graça de Deus na bíblia, devemos pregar a esperança de Deus para os pecadores, sempre que pregarmos devemos levar a exortação mas não podemos nos esquecer da graça, pois sem ela todos os seres humanos estão perdidos.

E todos lhe davam testemunho, e se maravilhavam das palavras de graça que saíam da sua boca; e diziam: Não é este o filho de José? Lucas 4:22

E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. João 1:14

Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas. 1 Pedro 1:2

A vós graça, e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo! Efésios 1:2

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Efésios 2:8,9

5- Prestar atenção na audiência, no publico que nos ouve.

Jesus foi o melhor pregador que existiu, ele sempre ficava atendo as pessoas ao redor.

Em Lucas 12 jesus falava de algo e mudou totalmente a palavra com uma necessidade que surgiu na hora.

Prestem atenção no publico que esta ouvindo, na reação dos ouvintes quando fala algo, podemos ter que mudar a pregação dependendo de como os ouvintes estão nos ouvindo.

Não fique preso em que você escreve, ministre olhando para as pessoas, pois assim saberá se esta transmitindo a mensagem de forma eficaz.

6- Use uma declaração simples e memorável.

Estudando o capitulo 6 do evangelho de João vemos que depois de orar,  ele fez o milagre da multiplicação, e que depois de tudo ele afirma de forma simples e poderosa EU SOU O PÃO DA VIDA, aqui ele fez toda a aplicação de tudo que aconteceu sobre a pessoa dele, de forma memorável.

E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede. João 6:35

7- Use repetição e reformulação.

Ajude seu ouvinte a lembrar o que você esta falando.

Novamente vamos ver em Jo 6 como Jesus ministrava o coração dos ouvintes e aplicava a repetição e a reformulação para gravar a mensagem no coração dos ouvintes.

E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede. João 6:35

Eu sou o pão da vidaJoão 6:48

Murmuravam, pois, dele os judeus, porque dissera: Eu sou o pão que desceu do céuJoão 6:41

Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo.  João 6:51   – AQUI VEMOS UMA REPETIÇÃO E REFORMULAÇÃO, OU SEJA A MESMA ENFASE SÓ QUE USANDO PALAVRAS DIFERENTES.

Porque Jesus Fala a mesma coisa? Porque ele queria que os discípulos lembrassem  dessa mensagem poderosa!

8- Ache ilustrações praticas.

Vemos que Jesus usou muitas ilustrações, muitas parábolas, historias, a varias historias incríveis na bíblia.

Vemos em Mt 13:34 que Jesus nunca pregou sem usar parábolas.

Jesus constantemente usava ilustrações.

Devemos achar ilustrações que nos ajude a fixar o que aprendemos na lição 6 e 7, use ilustrações simples, coisas do cotidiano, olhe ao redor, use ilustrações que os ouvintes estejam familiarizados.

9- Convide para uma mudança de vida radical.

Devemos fazer um convite para que haja mudança de vida imediatamente.

E por que me chamais, Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo? 47 Qualquer que vem a mim e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante: 48 É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre a rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre a rocha. 49 Mas o que ouve e não pratica é semelhante ao homem que edificou uma casa sobre terra, sem alicerces, na qual bateu com ímpeto a corrente, e logo caiu; e foi grande a ruína daquela casa. Lucas 6:46-49

O que Jesus quis ensinar? qual o apelo dele? o desafio dele é viver o que aprendeu, praticar o que ouviu, todo sermão que é bíblico deve chamar as pessoas a uma mudança de vida.

Podemos fazer o apelo no final do sermão, e orar pelas vidas que decidiram tomar a decisão de mudança.

podemos fazer esse apelo pedindo para que as pessoas irem ate a frente, podemos pedir também para que eles orem onde estão, ou que se ajoelhem onde estão, existe varias maneiras de fazer o apelo não deixe de faze-lo!

Estudo Extraído do Canal Escola Sabatina oficial e transcrito e adaptado pelo Pr. Marcos V. Ribeiro.

share

3 2 votes
Classificação de artigos
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
0
Adoraria sua opinião, por favor, comente.x