FUNDAMENTOS DA FÉ CRISTÃ (LIÇÃO 7 – IMPOSIÇÃO DE MÃOS )

AJUDE-NOS EM NOSSA MISSÃO NA ÁFRICA, FAÇA UMA OFERTA VOLUNTARIA DE QUALQUER VALOR E ENVIAREMOS A APOSTILA COMPLETA EM PDF PARA VOCÊ USAR.
FAÇA UM PIX
CHAVE PIX CNPJ: 24.221.058/0001-23
VIDAS PARA CRISTO
MANDE O COMPROVANTE PARA O WHATSAPP.
E RECEBA A APOSTILA COMPLETA.
AJUDE-NOS EM NOSSA MISSÃO NA ÁFRICA, FAÇA UMA OFERTA VOLUNTARIA DE QUALQUER VALOR E ENVIAREMOS A APOSTILA COMPLETA EM PDF PARA VOCÊ USAR.
FAÇA UM PIX
CHAVE PIX CNPJ: 24.221.058/0001-23 | VIDAS PARA CRISTO
MANDE O COMPROVANTE PARA O WHATSAPP.
E RECEBA A APOSTILA COMPLETA.
Imposição de Mãos
OBJETIVOS:
Ao completar este capítulo você será capaz de:
- Escrever o Versículo-Chave de memória.
- Definir o que é imposição de mãos.
- Identificar o propósito da imposição de mãos na época do Antigo Testamento.
- Identificar o propósito da imposição de mãos na época do Novo Testamento.
- Listar as qualificações para o ministério da imposição de mãos.
VERSÍCULO-CHAVE:
“Entretanto, demoraram-se ali muito tempo, falando ousadamente no Senhor, o qual confirmava a palavra de sua graça, concedendo que, por mão deles, se fizessem sinais e prodígios” (Atos 14:3).
INTRODUÇÃO
A doutrina da imposição de mãos é o quarto princípio no fundamento da fé cristã. A imposição de mãos é um ato no qual uma pessoa coloca suas mãos sobre outra pessoa com um definitivo propósito espiritual. A imposição de mãos é seguida por uma oração ou uma profecia.
O REGISTRO DO ANTIGO TESTAMENTO
A imposição de mãos no Antigo Testamento foi usada com o seguinte propósito:
- Transferência de benção espiritual ou autoridade. [Transferência significa que algo espiritual flui daquele que está impondo as mãos para o que está sendo tocado.]
- Confirmação pública de uma benção espiritual ou autoridade recebida de Deus.
- Compromisso para com Deus para um ministério especial.
Três exemplos no Antigo Testamento ilustram estes propósitos da imposição de mãos:
ISRAEL:
Gênesis 48 é o primeiro registro da imposição de mãos para um proveito espiritual. José tomou consigo a seus dois filhos, Efraim e Manasses, e os levou a seu pai para abençoá-los (Gênesis 48.14).
A benção de Jacó foi transferida para seus dois netos ao colocar suas mãos sobre suas cabeças.
OS LEVITAS:
Os Levitas foram ordenados por Deus para servir a congregação de Israel como líderes espirituais. Nesta posição eles representavam o povo diante de Deus. A imposição de mãos foi a confirmação para o povo da autoridade dos Levitas diante de Deus:
“Quando, pois, fizerem chegar os Levitas perante o SENHOR, os filhos de Israel porão as mãos sobre eles” (Números 8:10).
MOISÉS:
Quando Moisés estava no fim de seu ministério terrestre, ele pediu ao Senhor para indicar um novo líder sobre Israel:
“Disse o SENHOR a Moisés: Toma Josué, filho de Num, homem em quem há o Espírito, e impõe-lhe as mãos; apresenta-o perante Eleazar, o sacerdote, e perante toda a congregação; e dá-lhe, à vista deles, as tuas ordens. Põe sobre ele da tua autoridade, para que lhe obedeça toda a congregação dos filhos de Israel. Fez Moisés como lhe ordenara o SENHOR, porque tomou a Josué e apresentou-o perante Eleazar, o sacerdote, e perante toda a congregação; e lhe impôs as mãos e lhe deu as suas ordens, como o SENHOR falara por intermédio de Moisés” (Números 27:18-20,22-23).
Os resultados desta imposição de mãos estão registrados em Deuteronômio 34:9.
A imposição de mãos de Moisés sobre Josué foi importante tanto para o próprio Josué como para a congregação de Israel. Por este ato, Moisés transferiu para Josué uma medida de sabedoria e honra que ele havia recebido de Deus. Moisés também confirmou ao povo a escolha de Josué por Deus como o novo líder.
O REGISTRO DO NOVO TESTAMENTO
Cinco propósitos gerais para a imposição de mãos no Novo Testamento.
SINAIS SOBRENATURAIS:
Jesus praticou a imposição de mãos em Seu ministério:
“…Não pôde fazer ali nenhum milagre, senão curar uns poucos enfermos, impondo-lhes as mãos” (Marcos 6:5).
“Ao pôr-do-sol, todos os que tinham enfermos de diferentes moléstias lhos traziam; e ele os curava. Impondo as mãos sobre cada um” (Lucas 4:40).
“E, impondo-lhe as mãos, ela imediatamente se endireitou e dava glória a Deus” (Lucas 13:13).
Em Sua última mensagem aos discípulos no final de Seu ministério terrestre, Jesus listou os sinais sobrenaturais que iriam acompanhar a pregação do Evangelho:
“Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome,expelirão demônios; falarão novas línguas;pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados” (Marcos 16:17-18).
Um destes sinais sobrenaturais foi a imposição de mãos através da qual Deus curaria o enfermo e operaria outros milagres. Marcos 16:17-18 confirma que esta prática era para continuar após o término do ministério de Cristo na terra.
A imposição de mãos em nome de Jesus é usada para ministrar cura ao enfermo. A pessoa que impõe suas mãos em alguém que está doente transfere a cura sobrenatural e poderosa de Deus. Às vezes o enfermo realmente sente o poder de Deus em seu corpo. Outra vezes não há nenhum sentimento físico, mas isto não significa que a cura não ocorre. A imposição de mãos é um ato de fé e obediência a Palavra de Deus. Sua efetividade não depende de sentimentos ou emoções.
O tempo para a cura ser efetuada varia muito. Às vezes a cura completa é recebida instantaneamente na ocasião da imposição de mãos. Outras vezes a cura vem gradualmente (Marcos 8:22-25). É importante instruir aqueles que estão desejosos da cura concernente a importância de manter a fé até que a cura seja completada. (Instruções adicionais são fornecidas no curso do Instituto Bíblico Tempo de Colheita, “Batalha pelo Corpo”.)
O livro de Atos registra como Deus usou a imposição de mãos pelos crentes para operar milagres, curas e outros sinais sobrenaturais confirmando Sua Palavra (Atos 14:3; 5:12; 9:17; 19:11; 28:8).
BATISMO DO ESPÍRITO SANTO:
Outro propósito da imposição de mãos é o batismo do Espírito Santo. Há cinco exemplos registrados no livro de Atos pelos quais a pessoas receberam o batismo no Espírito Santo. O primeiro exemplo é aquele dos discípulos na casa em Jerusalém no dia de Pentecostes. Você pode ler sobre isto em Atos 2:1-4. Um outro exemplo são os novos convertidos em Samaria em Atos 8:14-20; Saulo de Tarso em Atos 9:17; Cornélio e sua família em Atos 10:44-46; e os discípulos em Éfeso em Atos 19:1-6.
Em três destes exemplos o batismo do Espírito Santo foi ministrado a outros crentes através da imposição de mãos:
- Atos 8:18 declara que “através da imposição de mãos dos apóstolos o Espírito Santo foi concedido.”
- Em Damasco, Ananias pôs suas mãos sobre Saulo, que recuperou sua visão e foi cheio do Espírito Santo.
- Em Éfeso, os discípulos para quem Paulo ministrou receberam o Espírito Santo após Paulo impor suas mãos sobre eles.
A imposição de mãos não é o único modo das pessoas receberem o batismo no Espírito Santo. Em Jerusalém e na casa de Cornélio as pessoas receberam a experiência sem a imposição de mãos. Mas há base Bíblica para que o batismo do Espírito Santo seja ministrado através da imposição de mãos.
TRANSMITIR OS DONS ESPIRITUAIS:
Outro propósito para a imposição de mãos é transmitir os dons espirituais. Paulo escreve a Timóteo:
“Não te faças negligente para com o dom que há em ti, o qual te foi concedido mediante profecia, com a imposição das mãos do presbitério” (1 Timóteo 4:14).
Paulo refere-se novamente a experiência espiritual de Timóteo:
“Por esta razão, pois, te admoesto que reavives o dom de Deus que há em ti pela imposição das minhas mãos” (2 Timóteo 1:6).
A imposição de mãos foi unificada com o dom da profecia para direcionar, encorajar, e fortalecer Timóteo no cumprimento do seu ministério dado por Deus.
COMISSIONAR OS OBREIROS CRISTÃOS:
Outro propósito da imposição de mãos é comissionar os obreiros Cristãos. “Comissionar” significa autorizar, designar, ou enviar em uma missão. Quando os líderes espirituais estavam esperando perante o Senhor em Antioquia…
“…disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando, e orando, e impondo sobre eles as mãos, os despediram. Enviados, pois, pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre” (Atos 13:2-4).
A Bíblia indica que Deus já havia falado particularmente a Paulo e Barnabé sobre a obra que Ele queria que eles realizassem. A revelação pública foi uma confirmação do chamado que eles já haviam recebido.
Os líderes não enviaram Paulo e Barnabé em suas missões imediatamente. Eles gastaram algum tempo jejuando e orando. Os dois só foram enviados após a imposição de mãos pelos líderes da igreja.
Paulo também impôs as mãos sobre Timóteo para comissioná-lo ao seu ministério (2 Timóteo 1:6).
A prática de imposição de mãos para delegar os obreiros cristãos não era usada abertamente pelos missionários e ministros. A marca dos primeiros diáconos (Atos 6:1-6) foi acompanhada pela imposição de mãos:
O serviço para o qual estes homens foram designados na igreja de Jerusalém veio a ser conhecido pelo título de “diácono”. O método para indicar os diáconos está descrito em Atos 6:3-6. Os apóstolos deram ao povo a responsabilidade para escolher homens qualificados para cumprir o serviço.
Estes homens eram trazidos diante dos apóstolos que impunham as mãos sobre eles e oravam. Por este ato os apóstolos demonstravam que estes homens estavam qualificados para exercerem o ofício. Os apóstolos os designavam a Deus para a tarefa a qual eles eram escolhidos e transmitiam a eles uma medida de seus conhecimentos espirituais necessários para a tarefa.
DEDICAR CRIANÇAS
Não é bíblico batizar crianças, pois elas não podem se arrepender ou crer em relação as obrigações antes do batismo. Mas através da imposição de mãos, as crianças podem ser dedicadas a proteção, direção e bênçãos de Deus:
“Então, tomando-as nos braços e impondo-lhes as mãos, as abençoava” (Marcos 10:16).
CUIDADO ESPECIAL
O Novo Testamento faz uma ressalva em relação a imposição de mãos:
“A ninguém imponhas precipitadamente as mãos. Não te tornes cúmplice de pecados de outrem. Conserva-te a ti mesmo puro” (1 Timóteo 5:22).
Porque ocorre um ato de transferência espiritual quando se impõe as mãos sobre alguém, é sábio ser cauteloso no uso desta prática. Se a pessoa que impõe as mãos não está bem espiritualmente, a prática não é efetiva. A Bíblia é clara sobre quem está qualificado para impor as mãos sobre outro para transmitir benefícios espirituais:
CRENTES:
Os crentes podem impor as mãos sobre outros:
“Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem…se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados” (Marcos 16:17-18).
As qualificações dos verdadeiros crentes foram discutidas nos capítulos anteriores no ensinamento do princípio de arrependimento de obras mortas e de fé para com Deus.
APÓSTOLOS E DISCÍPULOS:
“Vendo, porém, Simão que pelo fato de imporem os apóstolos as mãos, era concedido o Espírito Santo…” (Atos 8:18).
“Então, Ananias foi e, entrando na casa, impôs sobre ele as mãos…e fiques cheio do Espírito Santo” (Atos 9:17).
Os Apóstolos e os Discípulos eram homens nomeados e ungidos de Deus. Eram crentes maduros e exemplos de líderes qualificados.
MEMBROS DO PRESBITÉRIO:
“…com a imposição de mãos do presbitério” (1 Timóteo 4:14).
Os mais altos padrões para um presbítero, também conhecido como ancião, estão registrados em 1 Timóteo 3:1-7 e Tito 1:6-9.
SUMÁRIO
Os cinco propósitos para a imposição de mãos no Novo Testamento são:
- Sinais sobrenaturais
- Batismo do Espírito Santo
- Transmitir dons espirituais
- Comissionar obreiros Cristãos
- Dedicação de crianças
Compreender e usar a imposição de mãos é importante porque Jesus indicou a prática como sendo parte do ministério da Igreja.
A imposição de mãos é uma prática espiritual esquecida em muitas igrejas hoje em dia. Mas…
- Considere o impacto na divulgação do Evangelho se todo crente fosse efetivo na imposição de mãos para curas e milagres.
- Considere o impacto na divulgação do Evangelho se os dons espirituais estivessem sendo transmitidos e os obreiros Cristãos sendo comissionados com base na imposição de mãos.
TESTE
- Dê três exemplos no Antigo Testamento sobre a imposição de mãos.
_________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________
- Dê cinco propósitos para a imposição de mãos revelados no Novo Testamento.
_________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________
- Escreva o Versículo-Chave de memória.1
_________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________
- Dê uma referência bíblica que confirma que a imposição de mãos deva continuar após Jesus subir aos céus.
_________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________
- Defina “imposição de mãos”.
_________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________
- Quem a Bíblia especificamente nomeia como qualificado para a prática de imposição de mãos?
_________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________
- Se a frase for VERDADEIRA escreva V no espaço em branco. Se for FALSA, escreva F.
a._____ se nenhuma sensação de poder é experimentada quando é realizada a imposição de mãos, então não foi efetiva.
b._____ a imposição de mãos pode ser usada para comissionar os obreiros Cristãos.
c._____ a Bíblia ensina que qualquer um está qualificado para impor as mãos sobre outro.
d._____ a imposição de mãos é o único modo para uma pessoa receber o batismo do Espírito Santo.
e._____ dons espirituais podem ser transmitidos pela imposição de mãos.
f._____ a imposição de mãos não deve ser usada com crianças porque elas não a compreendem.
PARA ESTUDO ADICIONAL
Estude os milagres realizados por Jesus durante Seu ministério terrestre. Observe como e quando Ele usou a imposição de mãos para transmitir bênçãos espirituais.
TRAZENDO DA MORTE PARA A VIDA:
A filha de Jairo: | Mateus 9:18-19, 23-25 | |
O filho da viúva: | Lucas 7:11-15 | |
Lázaro:
CURANDO: |
João 11:1-44 | |
O leproso: | Mateus 8:2-3 | |
O criado de um Centurião: | Mateus 8:5-13 | |
A sogra de Pedro: | Mateus 8:14-15 | |
Os endemoninhados Gadarenos: | Mateus 8:28-34 | |
O homem paralítico: | Mateus 9:2-7 | |
A mulher com hemorragia: | Mateus 9:20-22 | |
Os cegos: | Mateus 9:27-31 |
- O mudo endemoninhado: Mateus 9:32-33
- O homem da mão ressequida: Mateus 12:10-13
- O homem cego, mudo e endemoninhado: Mateus 12:22
- A mulher Cananéia: Mateus 15:21-28
- O jovem possesso: Mateus 17:14-18
- Cegos: Mateus 20:29-34
- O homem surdo e mudo: Marcos 7:31-37
- O homem com um espírito imundo: Marcos 1:23-26
- O cego de Betsaida: Marcos 8:22-26
A mulher encurvada: | Lucas 13:11-13 | ||
O homem hidrópico: | Lucas 14:1-4 | ||
Os dez leprosos: | Lucas 17:11-19 | ||
O filho do oficial: | João 4:46-54 | ||
O homem paralítico: | João 5:1-9 | ||
O cego de nascença: | João 9 |
(Jesus nunca usou uma mesma sequência de milagres. Deus trabalha de várias maneiras para realizar sinais milagrosos a fim de confirmar Sua Palavra. A imposição de mãos é apenas um dos métodos que Deus utiliza.)
Recommended Posts

ENSINAMENTOS BÁSICOS DO CRISTIANISMO, COMUNICANDO CRISTO A OUTROS (Discipulado Lição 19)
outubro 04, 2022
Pode um cristão ficar doente?
outubro 04, 2022
quero saber quem pode fazer imposição de mãos, quando ora por alguém? somente o pastor e sua esposa? ou os diáconos e diaconisas também podem? tem que estar em santidade, quem vai dizer se você está puro ou não? penso que somente Jesus Cristo tem essa informação.
Muito bom, super útil